Solicitar orçamento

(48) 3247-3027 I (48) 3372-2775

atendimento via whatsapp

(48) 9 9982-2404

dúvidas? inicie um chat online
home dicas Confira como funciona o processo de revelação de fotos em processo químico

Mantenha-se atualizado

Nossas dicas

Categorias

26/07/2019

Confira como funciona o processo de revelação de fotos em processo químico

Como são reveladas as fotos em processo químico?

Já teve curiosidade de saber como funcionava e funciona a revelação de fotografrias? Confira abaixo como funciona basicamente esse processo:

Primeiramente, a revelação fotográfica nada mais é do que um processo químico, que transforma a imagem latente registrada no filme fotográfico em imagem visível. O processo de revelação pode ser dividido em cinco etapas diferentes, como mostra na imagem.

Revelação – Nessa etapa é utilizado um produto químico chamado “revelador” (soluções alcalinas, normalmente à base de hidroquinona ou metol), por meio da reação de óxido-redução, ocorre a transformação dos haletos de prata, contidos no filme fotográfico, em prata metálica.

Interrupção – Caso o processo de revelação da etapa anterior não seja interrompido, o revelador continua agindo até escurecer completamente a foto. Portanto, é utilizado um produto que interrompa a ação do revelador. Geralmente são utilizados compostos de ácido acétido glacial (vinagre concentrado) ou ácido cítrico para tal.

Fixação – Na primeira etapa, podem sobrar algumas vestígios dos haletos de prata sobre a fotografia, que com o tempo podem se decompor e manchar a foto. Portanto, nessa fase é usado um fixador (tiossulfato de sódio) que tem a capacidade de reagir com os cristais de prata e torná-los solúveis em água.

Lavagem – Depois é feita a lavagem, para tirar todos os resíduos químicos e deixar apenas a imagem de prata metálica, dessa forma a fotografia fica mais durável. A lavagem é feita em água corrente, por alguns minutos.

Secagem – Na quinta e última etapa é feita a secagem, elas podem secar naturalmente ou com a ajuda de estufas, em temperaturas que não ultrapassem os 40ºC.

Assine nossa Newsletter